domingo, 24 de abril de 2016

Pentes e escovas de cabelo



Assim como limpar os pincéis de maquilhagem é fundamental para a saúde da pele, as escovas de cabelos e pentes também precisam ser higienizados e renovados periodicamente.

A deformação de cerdas e dentes e a falta de limpeza adequada podem provocar danos ao couro cabeludo e favorecer a proliferação de microorganismos. Uma escova imperfeita não alinha, nem modela os fios e pode comprometer a estrutura do cabelo, chegando até a arrancá-los
A especialista cita como exemplo as escovas com bolinhas nas pontas das cerdas, que servem como protecção. É necessário trocar o item sempre que as bolinhas se perderem para evitar ranhuras no couro cabeludo dimensionadas na forma de pequenas lesões ou grandes inflamações por fungos e doenças bacterianas.

Outra dica é manter o secador a uma distância de 3 a 5 cm ao escovar os cabelos. Isso evita o derretimento das cerdas, que com a deformação podem se enroscar nos fios levando-os à quebra. Além disso, este hábito aumenta a vida útil do produto. O punho da escova solta também é um problema, pois não proporciona um bom agarre, fundamental para uma boa escovagem. Quanto aos pentes, a substituição deve ser feita na ausência de dentes, para evitar o desalinhamento e danos na estrutura do fio.

Quando não há um bom deslize, os fios são arrancados e acontecem lesões no couro cabeludo que podem evoluir até a uma inflamação causada por fungos como a foliculite.

abaixo o passo a passo para a limpeza das escovas:


1 – Remover os fios de cabelos que ficam acumulados, pois comprometem o ato de desembaraçar, retém a humidade, causando a proliferação de fungos, bactérias e piolhos. O cabo de um pente pode auxiliar na retirada desses fios.
2 – Utilizar sabão neutro e água corrente, e esfregar as cerdas por alguns minutos. Se estiverem muito sujas, recomenda-se deixar a escova de molho entre 15 a 30 minutos.
3 – A secagem deve ser natural, sem o uso do secador, que pode estragar as cerdas. O ideal é deixá-la pendurada pelo cabo.
4– Escovas com revestimento cerâmico devem ser higienizadas apenas com um pano húmido e sabão neutro.
5 – Escovas ionizadas e almofadadas não devem ser deixadas de molho, apenas lavadas em água corrente e devem ser completamente secas com um pano.
6 – A higienização das escovas de uso particular deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Os salões de cabeleireiros devem seguir as orientações da coordenação de vigilância de saúde.

1 comentário:

  1. É verdade linda devemos ter sempre muito cuidado com a limpeza dos nossos pentes e escovas. gostei muito do post. Beijinhos <3

    ResponderEliminar

Origem do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher Neste dia, do ano de 1857, a...