segunda-feira, 16 de maio de 2016

Cuidados ao lavar o cabelo


Os fios de cabelo são compostos basicamente por proteína, a chamada queratina. Quando expostos durante muito tempo a altas temperaturas, seja com a água do chuveiro, o secador ou ao babyliss, pode interferir na estrutura do fio danificando a organização dos aminoácidos que o compõem.


O que acontece?

 

 A água muito quente tende a ressecar os fios de cabelo, pois agride sua composição à base de queratina que é sensível a altas temperaturas. Esse calor, aliado à humidade, desequilibra a camada hidrolipídica do cabelo - que regula as quantidade de água e óleo do fio, causando maior oleosidade na raiz e falta de brilho nas pontas.

Além disso, a água muito quente faz com que os fios de cabelo se dilatem, aumentando o riso de quebra e que embaracem. Assim, os cabelos passam a ficar mais ásperos e porosos, porque o calor também dilata as cutículas que formam  a sua estrutura.



Como evitar

 

 Durante os dias frios do inverno, caso não consiga reduzir a temperatura da água na hora de molhar o cabelo, tente ao menos  afastar-se um pouco da fonte tão  quente do calor. pode, simplesmente, abaixar se debaixo do chuveiro para que a água que caia sobre a sua cabeça já esteja um pouco mais fria.

Outra opção é tomar banho normalmente, sem molhar a cabeça. Depois, use o chuveiro com a água a uma temperatura mais amena para lavar os cabelos. Ha  pessoas que preferem também fazer essa higiene posteriormente, usando  o lavatório. A água fria, ao contrário da quente, é amplamente recomendada para a saúde dos fios.



Benefícios da água fria:


  • Mantém a cama da hidrolipídica ,equilibrando a formação de oleosidade e caspa;
  • Proporciona brilho aos fios, já que reflectem a luz na sua estrutura com as cutículas fechadas;
  • Acalma o couro cabeludo, reduzindo agressão e produção de oleosidade;
  • Diminui a oxidação de cabelos pintados, aumentando a durabilidade de sua pigmentação.

 

2 comentários:

  1. Gostei do post, é sempre bom sabermos estas dicas, obrigada. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  2. Por acaso tento sempre lavar o cabelo com água mais fria :) Gostei do post! bjnhos

    ResponderEliminar

Origem do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher Neste dia, do ano de 1857, a...